quinta-feira, 22 de setembro de 2011

O Futuro da Terra


O futuro da Terra. Destruição total, ou preservação ambiental?

NARRADOR-Ultimamente, muito se tem ouvido falar sobre a preservação da natureza. Mas isso fica apenas como palavras jogadas ao vento, pois apesar de dizerem sempre o contrario, nem todos fazem sua parte para cuidar da preservação da mesma.
  Haverá um tempo, num futuro não muito distante em que não haverá recursos naturais o suficiente para todos. O homem terá que abandonar pó seu planeta natal e procurar recursos para a sua sobrevivência em outros planetas.
Essa pequena historia se passa com dois astronautas visitando a Terra num futuro em que o homem já não tem recursos para sobreviver. A historia se chama O futuro da terra. Destruição total ou preservação ambiental.
(ENTRAM OS DOIS ASTRONAUTAS, UM DE CADA LADO)
ASTRONAUTA 01-E então? Consegui um bom lugar para estacionar a nossa nave espacial?
ASTRONAUTA 02-Sim. Apesar de ter dado algum trabalho, pois todo o solo da terra se tornou infértil e fragilizado...
ASTRONAUTA 01-Eu andei vasculhando esse planeta,mas não existe nada além de desertos e rios poluídos.Até a população tornou-se escassa.
ASTRONAUTA 02-Será que essa é mesmo a Terra que os nossos antepassados tanto recordam e contam para a gente? Cheia de arvores e flores e...
ASTRONAUTA 01-Não sei!Nunca fui de acreditar em contos de fadas.
ASTRONAUTA 02-Nossa! Que cheiro horrível é esse?
ASTRONAUTA 01-Não olhe pra mim!Eu tomei banho não faz nem três meses. Temos que economizar água.
ASTRONAUTA 02-Não falo de você. Olhe só (APONTA PARA UM RECIPIENTE COM ÁGUA SUJA QUE ESTARÁ REPRESENTANDO ORIO. ESSE RECURSO É BEM SIMPLES, MAS OUTRO PODE SER ADERIDO, DE ACORDO COM O ORÇAMENTO DOS PRODUTORES) É aquele rio.
ASTRONAUTA 01-Nossa, que fedor! Parece até o seu hálito pela manhã
ASTRONAUTA 02-O homem poluiu todos os rios mares e lagos. Será que sobrou alguma água potável?
(NESSE MOMENTO ENTRA UM “TERRESTRE” VESTINDO FARRAPOS E COM UM COPO MINUSCULO DE ÁGUA NAS MÃOS)
VENDEDOR- Olha a água potável!Baratinha e muito limpa. Mulher bonita não paga ,mas também não leva.E tribufu paga o dobro,mas só leva meia!
ASTRONAUTA 01-Que bom, eu já tava morrendo de sede. Quanto custa o copinho?
VENDEDOR-Meio milhão de dólares em barra de ouro.
ASTRONAUTA 02-Ficou maluco foi?Isso é uma fortuna!
VENDEDOR-Claro que não. Maluco mesmo é quem compra. Digo... Claro que não!Ela tá em promoção... O custo normal é um milhão de dólares e não meio milhão. Vocês é que são mão de vaca.
(O VENDEDOR VAI EMBORA RESMUNGANDO IRRITADO)
VENDEDOR- Se não querem, então morram de sede. Hunf!(DÁ UMA BANANA PARA ELES)
ASTRONAUTA 01-Viu só? Que povinho sem educação...
ASTRONAUTA 02-Pior que ele está certo. É muito difícil encontrar água potável hoje em dia (TIRA O CELULAR DO BOLSO E O DIRECIONA AO ROSTO PARA SE COMUNICAR COM A NAVE NAS NESSE INSTANTE É INTERROMPIDA POR UMA TERRESTRE QUE VISIVELMENTE ESTÁ MORRENDO DE FOME ESSA SE ATIRA EM CIMA DO APARELHO COMO SE ESSE FOSSE UM PEDAÇO DE CARNE SUCULENTO)
POBRETONA-Comida, comida!!Por favor, me dá um pedacinho vai ,vai  vai!!!!!!!!!!!!!!
ASTRONAUTA 01-Calma isso não é de comer. É um celular, a gente não ia comer isso não...
POBRETONA- Claro!! Ninguém nunca come nada nessa droga de planeta.Bando de mortos de fome.Hunf!!
(VAI EMBORA EMBURRADA)
POBRETONA-Quando havia comida, todo o mundo desperdiçava. Agora não existe quase nada pra se comer!
(ENTRA NESSE MOMENTO UMA OUTRA TERRÁQUEA USANDO OCULOS ESCURO.SUA PELE E TÁ TODA QUEIMADA PELO AÇÃO DO SOL)
CEGA- Quem é que tá aí? Eu não enxergo muito bem...
ASTRONAUTA 01-Nossa o que aconteceu com a sua pele?
CEGA-Coma a destruição da camada de ozônio todo o mundo ficou desprotegido contra os raios  ultravioletas.O câncer de pele foi a primeira de muitas outras doenças.
ASTRONAUTA 02-Coitadinha. Isso deve doer pra caramba!!
CEGA-E dói meu filho, Eu tenho hematomas em lugares do meu corpo que eu nem sei o nome... (ENTRAM O VENDEDOR E UMA OUTRA TERRÁQUEA ESSA SEGURA NAS MÃOS UMA PLANTINHA E A ÁGUA QUE O VENDEDOR QUERIA VENDER PROS ASTRONAUTAS)
VENDEDOR- Me devolve a minha água sua lambaiazinha do agreste!!
MENINA-Não, eu não vou te dar!
VENDEDOR- Você vai me dar sim! Não tem dinheiro pra pagar...
MENINA-A água do planeta é de todo mundo!!
VENDEDOR- Se não me entregar agora eu vou chamar a policia. Essa é toda a água que tenho pra vender essa semana.
ASTRONAUTA 01-Por que não deixa a coitada beber a água? Depois ela paga.
MENINA-Obrigada por me defender, mas a água não é pra eu beber
ASTRONAUTA 02-Não? Então pra quê é?
MENINA- Pra a minha plantinha. Se eu cuidar bem dela, logo terei uma árvore grande e cheia de frutos.
(ENTRA A POBRETONA TODA ANIMADA)
POBRETONA- Alguém falou em fruta? Adoro fruta!!
VENDEDOR- Pronto, só faltava a morta de fome para completar o circo de loucos!
POBRETONA-Eu não sou morta de fome!!VENDEDOR-Não? E o que você é então?
POBRETONA-Só uma simples mulher desprovida de alimentação básica.
VENDEDOR-Cara!Só há uma coisa pior do que pobre... É pobre metido a intelectual!
MENINA- Parem de brigar!O importante aqui é fornecer água para a minha plantinha...
VENDEDOR- Ah é ? E por que você não faz xixi na planta como todo mundo?(PEGA O BRAÇO DA MENINA COM VIOLÊNCIA)
VENDEDOR- Me devolve já!
MENINA-Não!!!
(COM TODA A CONFUSÃO ELES ACABAM DEIXANDO A ÁGUA CAIR E DERRAMAR PELO CHÃO)
VENDEDOR- Viu só o que você fez? Agora vou ter que procurara mais água, sei lá... No fim do mundo pra vender... Sua... Sua maltrapilha!!!
MENINA- Mas eu só queria ajudar!
CEGA- Por favor!Me dêem um pouco de água pra mim lavar minhas feridas!!(FALA SE DIRECIONANDO AO VENDEDOR)
VENDEDOR- Sai de perto de mim sua cachorra molambenta e cheia de feridas!
MENINA-A minha plantinha vai morrer (CHORANDO)!!
(OS QUATRO SAEM DO PALCO DISCUTINDO CADA UM SOBRE O SEU PROBLEMA  E FICAM NO PALCO APENAS OS ASTRONAUTAS)
ASTRONAUTA 01-Viu o que aconteceu no nosso planeta?O homem acabou com tudo!Poluiu o ar a água o solo... Poluiu tudo, tudo.
ASTRONAUTA 02-E agora? O que agente faz para ajudar o que sobrou da população terrestre?
ASTRONAUTA 01-Infelizmente não há nada a se fazer!Teríamos que voltar ao passado pra consertar tudo isso, mas mesmo depois de tantos anos de pesquisas, isso ainda é algo impossível para o homem.
ASTRONAUTA 02-Vamos ficar sentados observando o planeta sendo destruído aos poucos?
ASTRONAUTA 01-Não. Vamos embora para outro planeta garantir pelo menos a nossa sobrevivência. Pois a Terra coitada... Já não há solução pra ela!(AS DUAS SAEM DO PALCO UM POUCO CHATEADAS E DEPOIS ENTRA O NARRADOR)
NARRADOR- Essa historia pode parecer muito exagerada e fora do comum. Mas com toda essa poluição que o homem causa diariamente, quem nos garante que essa historia não pode acontecer no futuro??Ajude a proteger o meio ambiente. Isso é um dever de todo cidadão.
(OS PERSONAGENS ENTRAM AOS POUCOS E DEIXAM UMA MENSAGEM)
MENINA- Procure não poluir as águas os campos sua cidade cãs ou escola.
VENDEDOR-Não provoque queimadas ou devastações.
ASTRONAUTA 01-Separe sempre o lixo orgânico do inorgânico.
ASTRONAUTA 02-Respeite os animais e plantas.
CEGA- Procure plantar pelo menos uma árvore na vida.
POBRETONA-Não desperdice o pão de cada dia.
NARRADOR- Recicle lixo ou o separe pára a reciclagem e mantenha sempre sua cidade limpa.
TODOS- Preservem o meio ambiente. Façam a sua parte!!



Essa peça é uma adaptação de uma historia em quadrinhos de Mauricio de Souza.
Por Ronaldo Adriano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário