quarta-feira, 21 de setembro de 2011

A garota da touquinha rosa


A Garota Da Toquinha Rosa - De Ronaldo Adriano

NARRADOR – era uma vez uma linda garotinha chamada Maria Julieta Soares Mendonça Silva Da Silveira Oliveira Cardoso Ferro e Pinto De Araújo Tomé. Porem conhecida apenas como Toquinha Rosa. Essa linda mocinha vivia só com a sua mãe, perto de um velho rio já poluído pelas pessoas ali da vizinhança. A mãe de Toquinha Rosa Trabalhava na roça e sustentava a sua filha sozinha. O marido dela  ( pai de Toquinha Rosa ),servia de domestica parar as duas e nem comer em casa o coitado podia .
    Certa manhã mãe de Toquinha Rosa estava conversando com a sua vizinha fofoqueira descobriu que o seu maior sonho, estava prestes a se tornar realidade.
(COM AS CORTINAS FECHADAS, A CENA COMEÇA COM O PAI DE TOUQUINHA VARRENDO A CASA, ENQUANTO  A MÃE DA GAROTA CONVERSA COM A VIZINHA FOFOQUEIRA ,QUE NA VERDADE NÃO FALAM NENHUMA SÓ PALAVRA DURANTE TODA A PEÇA .APENAS ABRE A BOCA E OS OUTROS A INTERROMPEM E FALAM POR ELA .E AINDA CHINGAM A COITADA DE FOFOQUEIRA )
MÃE – O quê? A velha tá nas ultimas?! Não brinca. E como é que você sabe?O quê? Não diga! O namorado dela que falou? Ouviu essa  Nestor? A velha coroca da sua mãe esta com um pé na cova. Conta pra ele Marocas! ( Obs.: DURANTE TODO O TEMPO MAROCAS FICA APENAS ABRINDO A BOCA PRA FALAR POREM É SEMPRE INTERROMPIDA POR TODOS )_não ,deixa que eu conto. Você já falou muito, hoje. A veia vai morrer Nestor !!
NESTOR – Oh ,e agora meu amor? Eu preciso visitar  mamãe …
MÃE- Que visitar o que? Ocê tem é duas pias de prato para lavar !!
NESTOR – Mas amorzinho… ela é minha mãe.  MÃE- Há ,é? E quem é que cozinha pra você, lava sua roupa ,passa dobra ,costura e tudo mais?
NESTOR- Eu mesmo amor!...
MÃE- Pois então? Se você morasse ainda com aquela velha, nunca teria aprendido essas coisas!
NESTOR- Mas...
( MAROCAS TENTA FALAR MAIS UMA VEZMAS É EMPURRADA PARA FORA DO PALCO ,JUNTO COM NESTOR,O PAI DE TOQUINHA )
MÃE- Tchau dona Marocas! Boa tarde pra a senhora também!( SE DIRIJE ATÉ A PLATEIA )_Nossa !!Como essa mulher fala! Parece até o homem da cobra!( COMEÇA  A  ANDAR PRA LÁ E PRA CÁ NO PALCO COMO SE BUSCASSE  ALGUEM )_Toquinha Rosa minha filha ,cadê  o CE? ( SAI DO LADO DIREITO E AFILHA APARECE DO LADO  ESQUERDO SEM A VER )
TOQUINHA- Tô aqui mainha, o qui ocê qué?(SAI PELO LADO E A MÃE APARECE DO OUTRO)
MÃE- Toquinha… ( SAI MAIS UMA VEZ  )
TOUQUINHA - Oi mãe. Onde que CE tá, mulher? ( SE DESENCONTRAM DE NOVO )
MÃE – Ué ? Eu A escuta, maize num tô vendo... ( TOUQUINHA FINALMENTE A VÊ )
TOUQUINHA- Eita Véia ,doida ! ( COCHICHANDO PARA A PLATEIA  )_Eu tô9 aqui mainha  !!
MÃE- Vixi Maria!! Qué mi mata du curação minina?De qui buraco ocê saiu?!
TOUQUINHA- Ora mainha! Eu tava ali vendo os passarinho. Mas o qui é que você queria mesmo?
MÃE – Sabe o que é filha?  A velha coroca da dona Marocas fofoqueira, e disse que tinha visto a sua vó lá no outro lado da cidade .Daí ela falou pra eu que a coitada da sua vó tá nas urtima !
TOUQUINHA-Ô ,manhê ! Cê sabe que aquela velha é a maior fofoqueira! Fala tanto que os meus ouvidos doem só de imaginar .
MÃE- Eu sei minha fia .Mas pru modi garantir ,bem que você podia visitar a velha essa tarde né?
TOUQUINHA- Mas mamãe, aquela velha é muito chata! Só fica lendo aqueles livros velhos o tempo todo É o maior tédio!!
MẪE- Eu sei minha filha! Mas vai que a velha morra e não boti nois nu testamento dela ( colocar no testamento ) ? Você tem mais é que puxar o saco da velha,que eu já estou cansada de sustentar vagabundo com a minha roça .TOUQUINHA- Vagabunda eu ,mãe?E quem é que lava os prato varre acasa, cozinha pra nos ,e ainda pega água no poço?
MÃE- O trouxa do seu pai  … Digo o fofo do seu pai !
TOUQUINHA- Ah é ..tem razão . Mas eu...
MÃE- Não discute  cumigo minina!Você não vai querer que a sua vó deixa toda a grana da herança para aquela sua prima ? A tal da “CHAPEUZINHO VERMELHO” …
TOUQUINHA- Ai não! Eu odeio aquela songa monga, desmilinguida!!(MÃE PEGA UMA MARMITA DE COMIDA  )
MÃE_ Ah é? Então toma aqui, pega essa marmita de cuscuz com rapadura e ovo frito e leva pra a velha, que ela vai adorar.
TOUQUINHA- Quê?! Essa rapadura todinha pr'a quela velha que  num não tem nem três dentes na boca?  E o cuscuz então? Não tá nem azedo ainda…
MÃE- Eu sei fia .Mais nóis tem que fazer sacrifícios as vezes .
( NESSE INSTANTE ENTRA O COELHO PULANDO E VAI ATÉ AS DUAS )
COELHO- Tô atrasado, tô atrasado!!
MÃE- Vixi Maria! Que eu  nunca ví um lebre de relógio !
COELHO- Oi você que é a Alice do pais das maravilhas ?( FALA SE DIRiGINDO A TOUQUINHA )TOUQUINHA- Não meu filho,historia errada! Cai fora daqui!!
(EMPURRA  O COELHO PRA FORA DO PALCO.ENTÃO O COELHO SAIO TOMBANDO E RECLAMANDO.AS CORTINAS FINALMENTE SE ABREM NO CENARIO DO BOSQUE .TOUCA FICA SÒ NO PALCO E COMEÇA A CANTAR)
TOUQUINHA- “Na beira do rio poluído andando... levo rapadora com cuscuz  cantando...do testamento eu vou ganhar toda a grana ...e minha mãe tão burra vai comer , é grama ...E a Chapéu vermelho,aquela enjoada … vai morrer de fome ou atropelada !!”
( CHEGA UMA VELHA VESTINDO FARRAPOS E INTERROMPE A GAROTA )
VELHA- Ei,  minha filha ,Ocê pode me ajudar?
TOUQUINHA-O que é coroa? Não vê que eu estou apressada?
VELHA- Por Favor!É rapidinho! Só o tempo de ocê lê essa cartinha pra eu.
TOUQUINHA - Eu não vou ler carta nenhuma.
VELHA- Por favor! Tenha pena dessa probe analfabeta!
TOUQUINHA- Nunca terei pena de nenhum analfabeto!!
VELHA- Por que não minha fia?
TOUQUINHA-É que eu sou anarfabeta tamem
( SAEM TOUCA E A VELHA DO PALCO E ENTRA ENTÃO O LOBO COM UMA MALA ESCRITA”CIRCO DO ZÉ”.ELE SENTA-SE NA MALA E DÁ UM SUSPIRO )
LOBO- Ai que fome! Se eu não comer alguma coisa logo ,vou acabar morrendo ! Não como a mais de uma semana. Desde que eu fugi do Circo do Zé !(NESSE INSTANTE ENTRA O COELHO E SE DEPARA COM O LOBO ) _Há coelho assado! Nada mal, para a primeira refeição do dia !!(AGARRA O COELHO QUE TENTA FUGIR EM VÃO )
COELHO- Espere seu Lobo, não me coma !!Eu sou todo ossos!!
LOBO- Tô vendo. Mas cachorro adora osso!
COELHO- Mas... Mas... O senhor não prefere um cuscuzinho com rapadura e ovo frito??
LOBO- Cuscuz cum rapadura e ovo frito? Eu adoro cuscuz cum rapadura e ovo frito! Ocê vai me arranjar um pratinho, é?
COELHO- Bem eu não sou rico pra comer esse “luxo”.Mas eu sei que a moleca toca rosa uma marmita cheia para a avó dela ..
LOBO- Moleca da Toquinha Rosa?E o que aconteceu com a tal da Chapeuzinho Vermelho?COELHO- Ah,essa daí parece que foi presa outro dia .Acho que ela tava vendendo cigarro para umas crianças na porta de um colégio . ( NESSE INSTANTE O LOBO SE DESTRAI E O COELHO CONSEGUE FUGIR DE SUAS GARRAS )
LOBO- Ei ,volte aqui! Eu não disse que você  podia ir embora não !
COELHO-E Sei, mas o mundo é dos mais espertos Inteligência vence a força bruta.Boa sorte com a Toquinha Rosa !!
(COELHO FALA ISSO DE LONGE. O LOBO AINDA TENTA IR ATRAS MAS NÂO O VÊ MAS .TAMBEM ESTA MUITO CANSADO PARA SEGUILO .ENTÃO ELA FICA PARADO NUMA PONTA DO PALCO E TOCA ROSA ENTRA PELA OUTRA PONTA CANTANDO A MESMA MUSICA DE OUTRORA )
TOUQUINHA- ” Na beira do rio poluído andando ...(LOBO A  INTERROMPE )
LOBO- Oi você que é a Toquinha Rosa ?

TOUQUINHA- Não ! Eu sou a Ariel , A Pequena Sereia .Que pergunta idiota ! Não tá vendo a minha toquinha rosa e a marmita?
LOBO- Hum ..É mesmo .E o que você leva aí dentro ,heim ?
( TOUCA VIRA PRO LADO TOTALMENTE INDIFERENTE ,SEM NADA RESPONDER )
LOBO- Ei , eu perguntei  o que você leva aí dentro...ficou surda foi?
TOUQUINHA- Não ! Mas me disseram pra não ficar de papo com estranhos .E cá entre nós .Tu é muito do estranho,viu?
LOBO- Mas você acabou de falar comigo! E eu não sou nenhum estanho. Eu sou o Lobo Mal!!
TOUQUINHA- Lobo Mal ?! Há muito prazer .Meu nome é Maria Julieta Soares Mendonça Silva Da Silveira Oliveira Cardoso e Pinto  De Araújo Tomé. Mas  pode me chamar de , a Garota da Toquinha Rosa.Muito prazer mesmo !
LOBO- Descurpa mas cumé quié seu nome mermo?
TOUQUINHA- Maria Julieta Soares Mendonça Silva Da Silveira Oliveira Cardoso e Pinto  De Araújo Tomé. .
LOBO-Que nomezinho da mulestra!! Quero dizer...mas ...agora que já nos conhecemos , conta aí , o que tem na marmita ? ?
TOUQUINHA- Cuscuz com rapadura e ovo frito !!LOBO- Hum ...Adoro cuscuz cum rapadura e ovo frito. Dá um teco ,vai?( TOUCA DÁ UM PETELECO NA ORELHA DO LOBO )
TOUQUINHA- Vá  trabalhar vagabundo! Esse aqui é para a velha coroca da minha vó Tenho que garantir a minha herança ..
LOBO- Ai! Mas será que ninguém respeita mais o Lobo Mal nos dias de hoje ?
(TOUCA CONTINUA  ANDANDO PRA FORA DO PALCO )
TOUQUINHA- Gosado...acho que já ouvi falar desse nome .Onde será que foi? Há foi num daqueles livros idiotas da vovó .Pena que eu nunca escute nada do que aquela velha fala .( TOUQUINHA  FINALMENTE SAI DO PALCO DEIXANDO O LOBO FURIOSO  )
TOUQUINHA- Ah Também ,não deve ter importância nenhuma  !( FALA JÁ FORA DO PALCO )
LOBO- Hunf ! essa pirralha vai ver ,só !Onde já se viu? Não reconhecer a mim ? O grande Lobo Mal! Vou pegar um atalho ,e ir pra a casa da  velha .Chegando lá ,eu devoro neta, avó  e ainda como um cuscuzinho c ovo frito e rapadura, de sobremesa
(FECHAM-SE AS CORTINAS E APARECEM DENOVO  O CENARIO DA MÃE DE TOUQUINHA E SEU MARIDO EMPREGADA)
NARRADOR- Enquanto Toquinha Rosa e a avó corriam perigo de morte .Sua mãe ,Dona Chapéu de Palha ,nada sabia Pelo menos não até esse momento.
( ENTRA O CAÇADOR )
CAÇADOR- Dona chapéu de palha ,a senhora tá em casa ?
MÃE- Sim .Quem me chama ?
CAÇADOR-É o caçador .Vim para avisá-la  de que aconteceu uma tragédia O lobo Mal ,fugiu do circo!
MÃE- Minha nossa senhora das canelas finas !!E fugiu pra adonde seu moço, caçador?
CAÇADOR- A dona Marocas ,fofoqueira falou que o tinha visto na floresta desmatada ...Bem claro que ela ficou umas duas horas conversando ,mas foi só isso que eu entendi .
MÃE- Não, a minha única fia ,das minhas entranhas foi para a floresta agora a pouco pru modi levar um agrado para a vó dela .
CAÇADOR- Hó isso é gravíssimo ,minha senhora !!MÃE- Eu sei! Se a Toquinha Rosa morrer ,eu perco o direito à herança da velha e vou ter que me acabar na roça !!
CAÇADOR-O que disse senhora ?
NESTOR- Amor temos que ajudar a nossa filhinha !
MÂE- Cala a boca ,que lugar de empregada é na cozinha .
NESTOR- Mas amor
MÃE- Cala a boca e vai fazer o almoço,que o cuscuz da semana passada eu mandei pra a  sua mãe ,aquela velha fedorenta .Agora vou ter que abrir um pacote novinho e nem tenho garantia da herança  da desgraçada.
CAÇADOR-A senhora quer que eu vá buscar ajuda
MÃE- Ocê é o caçador,esqueceu? Vem cumigo!Você há de matar o lobo e salvar a minha parte na fortuna da velh... digo a minha filha querida !
CAÇADOR- Mas dona Chapéu de palha ,eu tenho pavor de lobo !!
MÃE- Deixa de ser fresco ,homi!Anda logo...
NESTOR- Amor toma cuidado.
MÃE- Cala a boca! E vê se não queima o meu arroz!!
(SAEM DO PALCO E CORTINAS SE ABREM .O LOBO ESTA PARADO COM UM GAROTO CHEIO DE JORNAIS E AO REDOR DELES HÁ VARIAS SETAS ESCRITO: “CASA DA VOVÓ A FRENTE” )
GAROTO- Jornais novinhos ! São do mês passado. Quem Vai querer?
LOBO -Ei garoto ,eu tô no caminho certo da casa da vovó?
GAROTO- Tá sim .Mas a vovó não esta em casa .
LOBO- Não ? E como é que você sabe?
GAROTO -Ela saiu atrás do namorado as pressas em fechou a porta de casa .Ia pedir desculpas a ele ,por que ele a viu beijando um outro rapaz bem mais novo .
LOBO- Mas que velha “papa anjo” é  essa?
GAROTO- Ei seu lobo!Não vai quer comprar um jornalzinho ,não ?
LOBO- Não garoto!  Eu já  fiz ali na moita  (SAI DO PALCO)
GAROTO -Mas o jornal é pra ler,,não para limpar o c...Droga de lobo!!!
Eu dou a informação e ele nem um jornalzinho me compra ( GAROTO OLHA PRA TRAS E VÊ DONA MAROCAS SE APROXIMANDO )_Ai não já vem aquela velha fofoqueira da dona Marocas Aposto como vai ficar uma hora fofocando.
(MAROCAS ABRE A BOCA PRA FALAR MAS NADA SAI DE SUA BOCA )
GAROTO- Ah,oi dona Marocas ! Se eu sei da ultima ? Que a Toquinha tá vindo aqui levar cuscuz com rapadura para a vovó?Ah,sei sim...Hã,como é o lobo mal tá solto? Acabei de vê-lo!...Não ,não eu não tenho medo do lobo...Hã o que? Ah sim eu já sei da fofoca nova !O que? É outra ? Uma fofoca nova ? Tá depois a senhora me conta .Tenho que vender os meus jornais agora (EMPURRA MAROCAS )_Boa tarde para a senhora também.(MAROCAS VAI EMBORA FURIOSA E BATENDO OS PÉS POR NADA TER FALADO )
GAROTO (PARA A PLATEIA)-Nossa ,viram como essa mulher fala? Meus ouvidos estão doloridos de tanta fofoca que eu ouvi!O que será que ela tem naquela língua pra falara tanto? Pensei que não ia parar de falar nunca !!
( CHEGA A VELHA ALFABETA COM A CARTA MAIS UMA VEZ )
VELHA- Ei rapazinho...ocê que é inteligente e vive lendo esses jornar .Pode ler essa cartinha pra eu ? Pur amor de Deusu? (Pelo amor que tem a Deus ) !!
GAROTO- Agora não velhota !Vou fazer um artigo no jornal pra avisar a Toquinha Rosa sobre o plano do lobo .A dona Marocas com toda aquela fofoca ,acabou me dando uma ótima idéia/sugestão …
VELHA- Mas meu filho,eu …
GAROTO- Vai lá, fala com a dona Marocas. Ela não para de falar um minuto mesmo!
( SAEM JUNTOS E DEPOIS CHEGAM A MÃE DE TOUCA E O CAÇADOR .ELES VEEM O COELHO PASSAR APRESSADO )
MÃE- Ei seu lebre,você viu o “Lobo mar” passar por aqui ?
COELHO- Se eu vi? Ele quase me devorou vivo !!
MÃE-E pra que lado ele foi?
COELHO- Por aquele lado.(APONTA)_Ele estava buscando a sua filhinha ,coitada...Aposto que foi a dona Marocas que falou para o Lobo por onde a pobrezinha iria passar .Eita Velha fofoqueira !!(VAI EMBORA)
CAÇADOR- Obrigado pela informação ,senhor Coelho. Vamos embora atrás do lobo dona Chapéu de palha (LEVA-A PARA O LADO OPOSTO)
MÃE- Mas o caminho é por aqui!
CAÇADOR- Tem certeza? Ele falou que era por ali. A senhora deve ter se confundido.( FALA DESCONCERTADO )
MÃE- Deixa de enrolar seu covarde! Minha fia tá em apuros !!(SAEM)
NARRADOR-A garota da Toquinha Rosa  sem desconfiar de nada continua seu caminho até a casa da vovó .Só que está um pouco atrapalhada e se perdeu pelo caminho
(Obs.:HÁ VARIAS PLACAS E SETAS INDICANDO O CAMINHO DA CASA .MAS A GAROTA  NÃO SABE LER ,ENTÃO NẪO AJUDAM MUITO.
TOUQUINHA- Puxa ! Esqueci completamente ,aonde fica a casa da véia ...Digo da minha vó querida .Se ao menos houvesse alguma coisa pelo caminho pra me ajudar achegar até a casa …
NARRADOR- Toquinha Rosa ,olha pra baixo ...( ACONSELHANDO A GAROTA ).
TOUQUINHA- Ãh ,O que ?( OLHA AS PLACAS INUTILMENTE) Não vejo nada demais !!
NARRADOR- As placas estão dizendo aonde fica a casa …
TOUQUINHA- Ah... (PENSA E OLHA AS PLACAS POR UM INSTANTE)_mas de quê adianta ? Eu não sei ler mesmo!!


( ENTRA DE NOVO O GAROTO DO JORNAL FAZENDO SUA PROPAGANDA )
GAROTO- Toquinha ,você nem imagina o que aconteceu...
TOUQUINHA- Sei sim ! A dona Marocas fofoqueira contou tudo para a minha mãe. Minha vó vai bater as botas !
GAROTO- Não ,não é nada disso .
TOUQUINHA- Tá então o que e desembucha de uma vez!!
GAROTO- Tá legal . Toma aqui. São dois reais e cinqüenta centavos !
TOUQUINHA- Pra que eu quero isso ? Lá em casa já tem papel higiênico.
GAROTO- Mas o jornal não serve para …
TOUQUINHA- Ai garoto ! Não me enche o saco !Vai brincar de carrinho por aí vai.(EMPURRA O GAROTO QUE SAI RESMUNGANDO)
GAROTO- Minha mãe tava certa .Eu devia vender livros para o pessoal das Mil e uma noite ,e não para esse bando de analfabetos dessa peça força !!
TOUQUINHA-E agora ,pra onde eu vou? (PENSA UM POUCO)_Quer saber? Eu acho que vou seguir pra onde essas placas estão apontando. Pra que será que servem essas porcarias ?
(FECHAM-SE AS CORTINAS E TOUQUINHA SAI DO PALCO  POR UM INSTANTE )
NARRADOR-E assim ,apesar de não entender nada do que tinha escrito nas placas Toquinha Rosa finalmente conseguiu chegar à casa da vovozinha .Mas o que ela jamais poderia imaginar ,é que o Lobo mal esperava por ela no lugar da sua avó .Pronta para devorá-la viva .
( ENQUANTO O NARRADOR FALA.O ULTIMO CENARIO.QUE È O DO QUARTO DA VOVÓ VAI SENDO PREPARADO.POUCO DEPOIS,TOUCA ENTRA )
TOUQUINHA- Vovó posso entrar ? Você tá aí?
(AS CORTINAS QUE SIMBOLIZAM A PORTA PERMANECEM FECHADAS.)
LOBO(IMITANDO A VOZ DO LOBO)-EU tô na cama minha netinha ,entre.
(CORTINAS ABREM E TOUQUINHA ENTRA ENCONTRANDO O LOBO NA CAMA)
TOUQUINHA- Vovó !?Mas que cheiro de chulé é esse?
LOBO- Isso é jeito de falar com a sua vó?! Digo...É que eu não tive tempo de lavar os pés hoje, sabe ?
TOUQUINHA- Tem certeza de que foi só hoje?Pelo fedor ,parece mais que CE tá sem tomar banho há uns três meses .
LOBO-UNF! Eu tomei banho ,não faz nem quinze dias …
TOUQUINHA- Nossa! E que mal hálito é esse? Parece até com mo de um” tal de Lobo Mal “que conheci no caminho...
LOBO- Garota ,você não devia me perguntar ,não era sobre os meus olhos nariz e boca ?
TOUQUINHA- Eita ,é mesmo!!Vovó...Por que esses olhos tão grandes e esbugalhados ?Parece até os de uma coruja .
LOBO- Também não exagera, né?eles não são tão grandes .Digo... É para te ver melhor minha netinha .
TOUQUINHA-E porque esse nariz de tucano?
LOBO- Nariz de tucano tem a sua vó!!Digo...Pra sentir esse cheirinho delicioso de cuscuz com rapadura minha netinha .
TOUQUINHA-E por que ...E por que ...(FICA PENSANDO POR QUASE UM MINUTO)
LOBO- Por que  o que minha netinha ? Pergunte logo...
TOUQUINHA- Sabe o que é ? Eu esqueci a minha fala (DIZ ENVERGONHADA)
LOBO- Você tem que perguntar sobre a minha boca ,sua idiota !
TOUQUINHA- Eita, é mermo!!Cala a boca ! Disfarça !(COCHICHA PRA O LOBO)_Vovó...Por que esse fedor de boca horrível? A senhora não costuma escovar os dentes não,é ?
LOBO- Ah ,agora chega !!Esse boca fedido ,é pra te comer!!
(LOBO PULA EM CIMA DE TOUQUINHA QUE CAI NO CHÃO GRITANDO )
TOUQUINHA- Socorro!!!!!!!!!! O lobo Mal quer me matar com esse bafo de onça dele !!
(ENTRA A VOVÓ COM UM MONTE DE LIVROS NAS MÃOS )
VOVÒ- Ei que gritaria é essa na minha casa ??
TOUQUINHA- Vovó,é o Lobo Mal ...
VOVÓ- Lobo Mal? Ué? E o que ele faz aqui? A peça dos três porquinhos é só amanha...
LOBO- Eu vim devorar ocês duas !!
VOVÓ -Nossa, Que Mau hálito!!
TOUQUINHA- Eu sei ! Eu quase desmaiei...
LOBO- Parem de falar mal de mim ,e fiquem quietas para que eu possa devorá-las !!
(ENTRAM CAÇADOR E A MÃE DE TOUQUINHA )
MÃE_ Um momento! Ninguém vai devorar ninguém aqui !!Caçador,pega ele !!( EMPURRA O CAÇADOR QUE HESITA EM IR )
CAÇADOR- Mas logo ,eu ??!!
VOVÓ MÃE e TOUQUINHA GRITANDO-É você !!!( EMPURRA O CAÇADOR PRO LOBO )
CAÇADOR- Er...Oi senhor Lobo! Lindo dia ,não ??
LOBO- Sai da frente ,seu maricas !!(EMPURRA CAÇADOR NO CHÃO)
LOBO- Agora é a vez de vocês !
TOUQUINHA-E agora ? O que a gente vai fazer ?
MÃE- Deixa comigo !(PEGA OS LIVROS MAIS GOSSOS DA VOVÓ E COMEÇA A BATER NO LOBO COM FORÇA)_Ninguém vai matar a minha fia não ! Tô esperando essa grana a tempo demais .Pra vir um lobo qualquer e me fazer perdê-la !!(VÃO SAINDO E A MULHER CONTINUA BATENDO NO LOBO COM O LIVRO)
LOBO- Socorro!!! Essa louca quer me matar !! Eu sou uma espécie em extinção !!!!!!!!
VOVÓ- Ei ,não é pra isso que servem os livros,não !!(VAI ATRAS DELES)
CAÇADOR- Não bate no lobo! Ele até que é bonitinho...
(TODOS SAEM DO PALCO E DEIXAM TOUCA SOZINHA .ELA FICA EM SILENCIO POR UM MINUTO SEGURANDO A MARMITA. ...ESPERAQ UM POUCO E DEPOIS VAI ATÉ O FUNDO DO PALCO PRA TER CERTEZA DE QUE TODOS FORAM EMBORA .ENTÃO TOUQUINHA SE DIRIJE PARA A PLATEIA )
TOUQUINHA- Legal!! Já que a velha foi embora ,eu é quem vou comer o cuscuz com rapadura e ovo frito,hi,hi,hi...fiquei foi no lucro!!!!
(ABRE A MARMITA E COMEÇA A COMER.ENTÃO AS CORTINAS SE FECHAM .COM AS CORTINAS AINDA FECHADAS ,PASSAM A VELHA ANALFABETA JUNTO COM DONA MAROCAS )
VELHA- Droga ! Quem vai lê o meu biête (bilhete) agora qui tudo mundo se mandô (foi embora ) ?
(PELA ULTIMA VEZ MAROCAS TENTA FALAR MAS È INTERROMPIDA PELA VELHA)
VELHA- Tá bom !Não precisa vir com um discurso de duas horas ,eu já entendi,Ocê não sabe ler !Para de falar pelo amor de Deusu,que eu já não agüento mais !!Eita filha da mãe pra falar!!(SAEM  E ENTRA O NARRADOR QUE FICA SÓ NO PALCO )
NARRADOR- Essa nossa versão da peça Chapeuzinho vermelho,não é apenas uma versão inútil da peça ,feita apenas pra arrancar umas gargalhadas forçadas. É o nosso jeito de falar que tudo esta em mudança no mundo inclusive nós .e que um clássico da literatura infantil também pode se mudado ao longo do tempo pra se adaptar a nossa realidade .
  Mas a nossa principal intenção ,é mostrar pra vocês crianças ,a importância da leitura nas nossas vidas .
(CHEGAM TODOS OS PERSONAGENS DA PEÇA E SE COLOCAM À FRENTE DO NARRADOR.DEPOIS CADA UM DÁ UM PASSO A FRENTE E FALAM ALGO SOBRE A IMPORTÂNCIA
 DA LEITURA EM NOSSAS VIDAS)
TOUQUINHA- Quando você lê ,você viaja para um mundo mágico, estimula sua imaginação e criatividade. E no mundo mágico dos livros .Tudo pode acontecer.
MÃE- Você aprende novas ideias ,conhece novas pessoas , novas culturas ,e novos lugares .
COELHO-E quanto mais você lê ,maior e melhor se torna o seu vocabulário .Conseqüentemente ,aprende a falar melhor.
NESTOR- A leitura te afasta da ignorância ,e melhora a sua comunicação com as demais pessoas a sua volta .
VELHA -Quando você lê se torna outra pessoa ...Um herói ,uma heroína ,um príncipe , uma princesa , um vilão ...ou o que você quiser !!
LOBO- Alem disso ,cada livro,dá pra você uma lição de como agir melhor na sociedade.
(MAROCAS TENTA FALAR MAS É EMPURRADA  E SE CALA MAIS UMA VEZ)
Ler te deixa informado sobre os conhecimentos e fatos que ocorrem com outras pessoas .Ou da nossa própria historia .
CAÇADOR- Cada vez que você relê um livro ,você percebe um detalhe novo que passou despercebido .
VOVÓ- Assim você pode sempre passar para os que te ouvem um mundo diferente ,ou uma nova lição de vida .
NARRADOR- O livro é um grande companheiro. Pode te acompanhar em uma viagem ,em um momento de solidão ,em um momento em família ,uma reunião com amigos ,ou em uma noite de insônia .Pode te fazer rir,chorar ,se emocionar ,aprender ,questionar ,ou crescer como pessoa .E você ainda pode compartilha todas essas emoções com seus amigos e família .
Leia um livro. Conhecer novas historias nos torna pessoas melhores E melhorando com pessoa...
TODOS JUNTOS- Podemos  mudar o mundo !!!!!!

Ronaldo Adriano
Bom Conselho - PE


Nenhum comentário:

Postar um comentário