quinta-feira, 22 de setembro de 2011

História de uma cidade que amo:


Bom Conselho - Uma Historia de Transformações.
(por Ronaldo Adriano)
     A historia da nossa cidade é pouco conhecida. Apenas os mais velhos lembram-se um pouco, e atrevem-se a falar sobre origem dela, mas ainda assim as informações sobre os acontecimentos desde a sua fundação são um pouco controversos. Quando recebemos a proposta de falar sobre ela tivemos muita dificuldade em encontrar informações significativas, e achamos que a historia pudesse não ser interessante. Porem nos deparamos com a obra de uma escritora muito dedicada que se esforçou em escrever sobre a historia da nossa cidade com uma visão pessoal ,mas que ao mesmo tempo buscava não fugir da realidade de modo  a fornecer as informações necessárias para um bom entendimento da fundação da cidade.Essa dedicada escritora chama-se Celina Correia Ferro.E seu livro chama-se DE CAPACAÇA A BOM CONSELHO UMA VISÃO PESSOAL.
  A partir deste livro pudemos descobrir um pouco mais sobre a nossa historia. Uma historia cheia de revoluções, lutas, religiosidade, superstições, corrupção, festas, intrigas, e por que não dizer, progresso?Pois de uma simples fazenda, ela se tornou esse grande patrimônio que temos hoje, e que devemos valorizar mais.
  E essa peça servira para isso, para mostrar os fatos mais relevantes descritos no livro, sobre nossa historia. Essa peça se chama: “De Capa caça a Bom Conselho - Uma historia de grandes transformações.” Por: Ronaldo Adriano.
NARRADOR-A historia da nossa cidade tem origem no ano de 1712 com a chegada de três irmãos, vindos de Portugal Cidade do Porto, componentes da família Villela, os irmão se  separaram logo que chegaram ao Brasil.Um deles foi para Minas Gerais, outro para Bahia.O terceiro,de nome: Manuel da Cruz Villela, resolveu comprar as terras que deram origem a nossa cidade hoje.Seu antigos dono se chamava Jerônimo Burgos de Souza,e a terra era de 30 léguas  quadradas fazendo divisa com o município de Garanhuns..Uma terra com mata abundante área de agreste com serra ,boa para suas plantações e um pequeno rio.Foi ali entre a serra e o rio que o jovem Manuel da Cruz Villela fixou sua fazenda.
JERÔNIMO- Aqui estão os documentos de comprovação de venda. Como o senhor me pediu, tudo dentre a lei e os conformes. Com os cumprimentos da minha patroa  Dona Elena de Oliva e Melo.
MANUEL- Muito bem, esta tudo dentro dos conformes.Levarei o documento para ler em minha habitação e amanha trarei os duzentos e vinte mil réis.
JERONIMO- Com certeza o senhor não se arrependerá  do investimento que esta prestes a fazer meu senhor.
MANUEL- Estou certo de que não, meu senhor.(CUMPRIMENTAM-SE E SAEM DO PALCO)
-----------------------------------------------------------------------------
NARRADOR-Depois de todo o processo legal Manuel da Cruz Villela,muda-se para as terras e começa a administrá-las com perfeição.Cuidava bem de suas criações de gado ,dirigia sua senzala sua lavoura e logo surgiu sua fazenda.Com o passar dos anos a fazenda ia prosperando, o gado multiplicava-se,sempre cuidado pelo seu senhor e pelos escravos as plantações cresciam,ele precisava apenas comprar de fora o sal e os tecidos ,pois todo o resto sua fazenda produzia.Logo formou-se mais uma família aristocrata rural.Numa dessas viagens de compras ele conhece uma moça filha de ricos comerciantes portugueses ,se cãs com ela e constitui família.Certo dia ocorreu na fazenda um fato inesperado.
(MANUEL E SUA ESPOSA ESTÃO OBSERVANDO OS ESCRAVOS TERMINAREM DE CONSTRUIR UM CURRAL DE TABUAS QUANDO CHEGA UM VEADO FUGINDO DE UM CAÇADOR. A MULHER DELE SE ASSUSTA E O ANIMAL TENTANDO SE SAFAR DOS CAÇADORES PROCURA     ABRIGO NO CURRAL RECEM CONSTRUIDO)
Sra VILLELA- Ai meu Deus! O que é isso
ESCRAVO- Nhonhô ,pareci qui u bichinhu tá fugido duns caçador.
MANUEL- Depressa escravo! Feche a porteira. (ESCRAVO OBEDECE, SEGUNDOS DEPOIS ENTRA UM CAÇADOR AFOBADO E FURIOSO ATRAS DE SUA CAÇA).
CAÇADOR-Aonde esta aquele veado filho de uma égua... Ha, ali esta ele, saia da frente seu tição!(FALA AO ESCRAVO)
MANUEL- Alto lá meu amigo, o que acha que esta fazendo?
CAÇADOR-Ora essa? Eu estou caçando. Não vê que tem um veado aí no seu cercado?
MANUEL- Disse bem, no meu cercado. E no meu cercado mando eu!
CAÇADOR-Como assim? Sabe há quanto tempo eu venho perseguindo esse veado filho da...
MANUEL- Posso imaginar que já há muito tempo, mas na minha terra me ensinaram que se um bicho qualquer venha a sua fazenda buscar abrigo, esse deve ser protegido, não importa se é um veado, gado ou um bicho qualquer como um escravo, por exemplo, pela tradição devo acolhe-lo em minhas terras .(ESCRAVO ESTRANHA A COMPARAÇÃO)
(OBS:ENQUANTO O CAÇADOR ARGUMENTA COM O FAZENDEIRO  O VEADO FICA ZOMBANDO DO CAÇADOR POR ESTAR PROTEGIDO,O VEADO DA LINGUA BANANA ETC.)
CAÇADOR- Olha, eu entendo os seus motivos, mas de que vai lhe servir um veado selvagem na sua fazenda?
MANUEL- Olha só, o veado não vai me ser inútil. Vou mandar que o escravo o castre e depois que ele estiver bem gordo comerei o bicho.
(AO OUVIR QUE SERIA CASTRADO O VEADO SE DESESPERA E FAZ SINAIS DE QUE QUER FUGIR, MAS NINGUEM LHE DA ATENÇÃO)
CAÇADOR-Ótimo e eu fico no prejuízo, então?
MANUEL- Olha senhor, façamos o seguinte. Em troca do veado você pode levar um dos meus bois. Com certeza já viu que possuo uma boa criação. Então o que me diz?
CAÇADOR- Tá tudo bem. Mas não aceito um com menos de 8 (oito) arrobas.
MANUEL- Assim será feito. Escravo leve o veado para castrar, enquanto eu acompanho esse senhor  até  onde ficam os meus melhores gados.E você mulher...Vá procurar o que fazer!!

(TODOS SAEM DO PALCO O VEADO DESESPERADO TENTA FUGIR DA TRISTE SINA. COM AS MÃOS NAS “PARTES”,LUTA INUTILMENTE PRA FUGIR DO ESCRAVO)
NARRADOR- A partir daquele dia tornou-se costume castrar os veados e os porcos do mato, acreditando-se que traria sorte para os criadores de gado, e também aos caçadores. E assim surgiu o nome inicial da cidade “Capacaça”. É curioso pensar que o primeiro nome de nossa cidade surgiu de tal fato.
-----------------------------------------------------------------------------
Com o passar dos anos a fazenda ia crescendo e acabou tornando-se um povoado.Em 1774 Matias da Costa Villela,neto de Manuel da Cruz Villela comandava-o.Ele tinha uma irmã chamada Francisca Xavier,que era muito religiosa e desejava fazer uma igreja onde pudesse realizar missas e fazer suas orações.Para agradar a  irmã,Matias manda-a escolher o lugar e constrói uma pequena capela ,que mais tarde viria a se tornar a Igreja Matriz. (SE POSSIVEL PODE-SE MOSTRAR DESENHOS GRANDES EM CARTAZES DA IGREJA EM QUESTÃO)
-----------------------------------------------------------------------------
NARRADOR- Aos poucos foi surgindo ao redor daquela igreja um comercio. Matias da Costa Villela, conhecido como “Comandante” tornou-se influente e muito respeitado entre os colonos e comerciantes. Ele, porém não gostava do nome do povoado e trocou-o para “Papacaça”.
Muitos homens religiosos se destacaram entre os fundadores da nossa cidade. Entre eles podemos destacar Frei Caetano de Messina.O frade fez amizade com a família Villela e um deles (Antonio Anselmo da Cruz Villela) se dispôs a ajudar .
Antônio- E então Padre  esta gostando do nosso povoado? Gente trabalhadora né? E de muita fé também.
Frei Caetano- Não nego que esta é uma ótima terra .Mas também reparei problemas sérios a minha volta.Há um grande numero de órfãos e de desamparadas.E também um grande numero de prostituições.
Antonio- Bem, sim padre. Mas isso acontece nos melhores povoados.
Frei Caetano- Não há escolas também. A água não é tratada adequadamente não temos um templo grande o suficiente para os fiéis. Isso precisa mudar!
Antônio- Bem padre, se o senhor puder fazer alguma coisa tem todo o meu apoio.
FREI CAETANO- Podemos mudar essa situação sim. Acredito que para isso devamos começar, trabalhando o lado religioso dessa população. A fé remove montanhas, já dizia a santa bíblia!
ANTÔNIO- O senhor já tem um projeto em mente ,padre?
FREI CAETANO- O terreno que me foi fornecido. Nele construirei um colégio para moças, pois sei que certamente será aprovado pela população, e pelo senhor também.
ANTÔNIO- Certamente padre. E como se chamará?Certamente Colégio de Papacaça,acertei?
FREI CAETANO- Não. Esse nome não seria muito aceitável a vista do Senhor. Ele se chamará Colégio do Bom Conselho de Maria. Em homenagem a Santa Tereza e a nossa Senhora. (SAEM DO PALCO POR UM INSTANTE)
NARRADOR- Com a população empenhada em ajudar, as obras se iniciaram no dia 13/02/1853,o padre fez uma grande pregação e o povo em pouco tempo preparou o terreno com mais de 1400 palmos de comprimento e 300 palmos de largura.Pegaram suas foices ,machados,enxadas ,etc. e deram o seu melhor.Cada um ajudando com o que podiam ,os mais ricos doando o material os mas pobres seu esforço físico e seu trabalho .(ENTRAM OS TRABALHADORES E SIMULAM ESTAR CUIDANDO DA TERRA.ALGUNS POREM PERMANECEM SEM NADA FAZEREM O FRADE SE IRRITA E DIRIGISSE ATÉ ELES)
FREI CAETANO- Povo de Papacaça,faz penitencia!Quem não carregar pedra e tijolo para construir a casa de Deus está nas profundas dos infernos!!(GRITANDO) Faz penitencia povo!Deita na rua e te cobre, para a procissão passar por cima!
NARRADOR- De fato, muita gente, nos dias de profissão, se deitavam nas ruas cobertas com um lençol para o povo passar por cima. Se já é difícil para nos pagarmos penitencias nos dias de hoje. Imagine então o quanto era naquela época.Mas Frei Caetano sabia que aquele era ao única forma de submeter a população aos serviço.O medo de ir pro inferno mexia muito com as pessoas.
O próprio Frade fez a planta do prédio e a obra com muito esforço e dedicação estava terminada em pouco mais de dois meses. Outros projetos significativos, fora, a construção do primeiro chafariz na igreja Jesus, Maria, José, a construção do cemitério Santa Marta, da Ponte Papacacinha e da nova Matriz a ultima grande obra do Frei.Ele demoliu a pequena capela e construiu a matriz a fim de melhorar ainda mais o comercio,que vinha se expandindo com o aumento do numero de fies,o que  era ótimo para a economia do povoado.Apesar das reformas sofridas com o tempo ainda se conserva muito da pintura original da igreja,executada por Joaquim Vieira Belo ou Joaquim Correntão,como era conhecido.
-----------------------------------------------------------------------------
NARRADOR- Os vilellas governaram como queriam  a nossa terra por quase 50 anos.Por ser a família mais poderosa era ela quem mandava.
  Grandes nomes se destacaram na política. Entre eles esta o famoso Coronel José Abílio, ou Zezé Abílio, como era conhecido. Ele entrou para a política ainda bem jovem, e sem o consentimento do próprio pai.
(NO PALCO ENTRAM ZÉ ABILIO E SEU PAI CAPITÃO ABILIO)
ZEZÉ- Pai, eu me filiei a um partido político. Sei que sou jovem, mas posso fazê-lo.
CAPITÃO ABILIO- Meu filho, não faça isso. O mundo da política é um mundo sujo.
ZEZÉ- Mas não podemos continuar submissos aos poderosos, meu pai. Eles nos oprimem e nos obrigam a fazer coisas detestáveis, só por que têm muito dinheiro? Isso tem que mudar!É um direito do senhor também lutar por isso meu pai.
CAPITÃO ABILIO- Meu filho,eu não nasci para ser político...Política não presta.E se presta ,só presta pra quem não presta.
ZEZÉ- Que nada pai! Vou me unir ao coronel Lívio Machado,e juntos derrubaremos os Villela.O município agora chamado de Bom conselho terá sua independência.
NARRADOR- José Abílio, começou a ter grande prestigio na política, e depois para satisfazer seus interesses políticos ele acaba se aliando a oposição e deixando Lívio Machado na mão.José Abílio se infiltrou na política e conseguiu grandes cargos usando de sua esperteza.Tornou-se amigo de figuras muito importantes em Bom Conselho,como Manuel Borba, Agamenon Magalhães e Barbosa Lima.Tornou-se prefeito quatro vezes e Deputado duas vezes.Devido a sua grande fama se espalhar pela política Zezé Abílio,ajuda muitos políticos a serem eleitos.Em certa ocasião Borba oferece um cargo a José Abílio,esse muito pretensioso nega-o.(ENTRAM NO PALCO MANUEL BORBA E ZEZÉ ABILIO)
BORBA- Que me diz Zezé? O cargo de delegado estaria de bom tamanho pra você não acha?
ZEZÉ- Desculpe-me. Mas não posso aceitar tal cargo
BORBA- Como assim não pode aceita-lo?
ZEZÉ- Me desculpe atrevimento, mas se Vossa senhoria deseja me nomear delegado, por que não me dá logo a chefia de Bom Conselho?
(BORBA FICA CALADO POR ALGUNS MINUTOS DEPOIS SAI DO PALCO, DEIXANDO JOSÈ ABILIO MEIO RECEOSO)
ZEZÉ- Homessa! Será que eu pedi mais do que devia?
NARRADOR- Pra sua surpresa ,pouco tempo depois Jose Abílio recebe um telegrama informando-o de Alem de ser o novo delegado era também o chefe político de Bom Conselho .Apesar de sua má fama,pois era acusado de usar de violência para realizar suas obras políticas .José Abílio conseguiu pôr ordem no município por um bom tempo.E pra cair nas graças do povo realizou pelo menos quatro grandes obras. Um teatro municipal, a primeira Praça D Pedro II, um açougue e uma empresa de luz.Bom Conselho assim  cresceu o comercio consideravelmente.
-----------------------------------------------------------------------------
 NARRADOR- O mandado de José Abílio, porem, não chegou ao final, pois aconteceu pouco depois a queda de Borba e assim sem prestigio José Abílio passa por grandes perseguições. (ZEZE ESTA DESTRAIDO PENSANDO NA VIDA SENTADO CONFORTAVELMENTE LENDO SEU JORNAL, SUA MULHER VAI ATE ELE E ESSE LEVA UM SUSTO)
ESPOSA DE ZEZE- Zezé, você não sabe o que esta acontecendo, homi?!É uma tragédia!
ZEZE- Pata que pareu,mulher!Mas um susto desse e você vai ver a tragédia dentro da minha cueca.Quase que eu me borro todo!Não sabe que estou sendo perseguido pela oposição.Mais um susto desse e eu me cago todo né?
ESPOSA DE ZEZE- Desculpe querido é que...Como eu posso falar?Lembra daqueles dois cabras que trabalhavam pra você e foram mortos outro dia cometendo barbaridades?(FALA MEIO ATRAPALHADA)
ZEZE- Lembro sim. E daí?
ESPOSA DE ZEZE- Daí que reabriram o caso e prenderam todos os seus companheiros de partido.
ZEZE- O que prenderam o Lizímaco e o Alfredo Canuto?
ESPOSA DE ZEZE- Sim e o Zezé Calado também.
ZEZE- Cacilda!Droga mulher arrume nossas malas, vamos embora da cidade ainda hoje.
ESPOSA DE ZEZE- Mas querido você não foi indiciado. Então provavelmente não será preso. Alem disso você é inocente não é amorzinho?...
ZEZE- Claro que sou inocente.Mas ate as autoridades se derem conta disso é melhor ficar bem longe daqui.Agora anda logo e não faz mais  perguntas mulher.
ESPOSA DE ZEZE- Mas...
NARRADOR- Zé Abílio e seus companheiros conseguiram através de muita esperteza serem absolvidos e esse se candidatou outras vezes mais no ramo da política.Apesar de todas a s reclamações e de quedas e suspensões ,idas e vindas,Zezé conseguiu se manter direta ou indiretamente no comando da cidade por quase 50 anos.
NARRADOR- Na historia de Bom Conselho muitos políticos se destacaram.Alguns desses são: Raul Camboim de Vasconcelos,responsável pela criação de um sistema de saneamento básico e um programa de saúde adequado.Walmir Soares,que se preocupou  muito com a educação na nossa terra ,principalmente aqueles da área rural(OBS:SE POSSIVEL APRESENTAR FOTOS DOS CITADOS ENQUANTO FALA O NARRADOR)
NARRADOR- Aprendeu muitas artimanhas visitando o Coronel Zezé Abílio investia muito na educação dos jovens e na simpatia com os possíveis eleitores. Sem duvida aprendeu muitas artimanhas da política para se eleger.Também se destacou Gervásio Matos.Esse foi considerado “o Prefeito das grandes festas”Investiu muito nos jovens e procurou cumprir todas as promessas a eles feitas.Esse pecou muito ao construir o Centro de Abastecimento de Bom Conselho em local inadequado entre quatro escolas e a margem do rio Papacacinha,O que trouxe grande poluição ,aumento da prostituição trafico de drogas ,entre outros.
NARRADOR-A igreja sempre esteve muito presente na evolução da cidade alem de Frei Caetano, houveram outros padres que se destacaram nesse processo.Um dos mais famosos é sem dúvida o padre Alfredo.Eterno inimigo do Coronel Jose Abílio.Chegou em Bom conselho no ano de 1918 e ainda hoje é relembrado pelos mais antigos ,devido suas grandes obras.(ENTRAM O PADRE E UM JOVEM ASSISTENTE QUE AUXILIAVA NOS TRABALHOS DA IGREJA)
ASSISTENTE-Então padre, como foi a sua estadia no Rio de Janeiro, com o Presidente Getulio Vargas?Conseguiu resolver o problema dos índios de Águas Belas
Pe ALFREDO- Disse que só voltaria quando resolvesse esse problema,então assim esta feito.
ASSISTENTE- Mas uma coisa eu não entendi bem  Padre.Por que toda essa preocupação com os índios
Pe ALFREDO- Simples ,meu filho.Os índios eram os verdadeiros donos da terra .Cabiam a eles esse direito.Não concordei jamais que outros pudessem tomar posses de algo que não lhes pertencia.
ASSISTENTE- Mas e então o senhor dessa vez veio pra ficar?
Pe ALFREDO- Claro.Tenho grandes obras para realizar aqui no município de Bom Conselho.E com a graça do senhor realizarei a todas elas com sucesso.
ASSISTENTE- Então o senhor pretende mesmo recorrer à política pra vencer o Coronel Zezé? Acha que pode vencê-lo?
Pe ALFREDO- Já falei pra não pronunciar o nome desse amarelo na minha presença.Por que teima em fazê-lo rapaz?
ASSISTENTE- Desculpe Padre... Mas não se preocupe. Com certeza o senhor o vencerá. Pois o senhor é um homem justo.
Pe ALFREDO- Tudo bem.Não falemos mais do amarelo.Falemos sobre os projetos que tenho em mente.A  nossa igreja irá crescer bastante e também o nosso município melhorará muito com a graça de Deus.
NARRADOR- Poucas pessoas acreditavam na vitoria de Zezé Abílio, mas esse por sua vez se mostrava muito confiante, pois tinha em mente uma tática para conseguir votos. Algo digno de um político experiente como ele era.
(ENTRAM DOIS RAPAZES E ESSES COMEÇAM A DISCUTIR SOBRE POLITICA E SOBRE EM QUEM VOTAR)
1° ELEITOR- E então em quem você esta pensando em votar?
2° ELEITOR- Não sei... Mas provavelmente no padre Alfredo. Ele parece ser um bom homem. Mas e você em quem vai votar?
1° ELEITOR- Também não sei ainda... Mas eu não tô nem aí pra esse lance de política.
(NESSE MOMENTO ENTRA ZEZE ABILIO ACOMPANHADO DE VARIAS GAROTAS BONITAS AMBOS SE DIRIGEM AOS DOIS ELEITORES)
ZEZE-E aí meus rapazes, discutindo sobre política?
1°GAROTA- Puxa adoro homem intelectual.
(AS OUTRAS SE APROXIMAM E COMEÇAM A INCENTIVAR OS ELEITORES A VOTAR NO CORONEL)
2° GAROTA- Com certeza você vai votar no coronel não é mesmo?(AS JOVENS CONTINUAM SEDUZINDO OS ELEITORES  POUCO DEPOIS CHEGA O PADRE E FICA INDIGNADO)
Pe ALFREDO- Mas que pouca vergonha é essa ?
ZEZE- Não sei do que você esta falando padre...
Pe ALFREDO- Agora mesmo vou informar das suas artimanhas para as autoridades.Seu...Seu amarelo!!
ZEZE- Calma padre..não precisa se alterar assim.Basta aceitar a realidade.Eu sou um homem da política. O Senhor é um homem da igreja. Isso não pode ser misturado.
Pe ALFREDO- Esta com medo de perder para um simples padre seu sujeitinho amarelo?
ZEZE- Que é isso padre?Não precisamos discutir. O povo vai ficar com o padre na igreja, e com o coronel na prefeitura. Nada mais justo.
(O PADRE VAI DIZER ALGO, MAS ENGOLE EM SECO E VAI EMBORA DO PALCO. DEPOIS DE ALGUM TEMPO TODO O RESTO DOS PERSONAGENS SAEM DE CENA)
NARRADOR- Muitos eleitores votavam em Abílio apenas fascinados pela formosura das moças as moças chegavam a levar os eleitores para as urna de  braços dados,e o “bando de matutos” se entregavam ao esquema como se fosse uma simples brincadeira.
NARRADOR-O padre toma suas providencias, mas o faz em vão.
Pe ALFREDO- Senhor juiz esse homem esta coagindo os eleitores a votar nele.Está usando de artimanhas que eu nem sou capaz de pronunciar em alta voz...
ZEZE- Alto lá padre! Apresentem um eleitor que votou coagido, que eu tomarei as providencias!...
NARRADOR-Como não apareceram provas a eleição se prosseguiu e o padre foi derrotado como Zé Abílio previra.O padre desistiu de ter um mandado publico e sua hostilidade aumentou para com Abílio.(ENTRAM, E ABILIO E  ABILIO COMEÇA  A PERSEGUIR O PADRE ARGUMENTANDO SUA SUPOSTA INOCENCIA)
ZEZE- Que é isso padre, não se irrite assim comigo, foi uma eleição justa...
Pe ALFREDO- Cale-se seu amarelo,e fique sabendo de uma coisa.Se a sua mulher quiser freqüentar a minha igreja ela sim será muito bem vinda ,mas você ,nunca mais ponha-me um pé na sagrada casa de Deus.(SAEM )
NARRADOR-Como padre de Bom Conselho, todos os fies de sua época têm uma lembrança bonita do padre, para uns ele fez o casamento, para outros o batismo de todos os filhos e para outros entregou a comunhão. Ele realizou muitas festas religiosas e é responsável pela criação das comemorações religiosas da semana santa da quaresma, das festas de São Sebastião, de nossa senhora do Bom Conselho, de Santo Antonio ,entre outras.Sempre festas com grande numero de seguidores.Mas a sua obra de maior importância para os católicos bom conselhenses é a da construção da Ermida de Santa Terezinha.
(SE POSSIVEL MOSTRAR FOTOS DESENHOS OU GRAVURAS DA CITADA)
NARRADOR- Outros padres importantes foram Frei Dimas, Frei Helio, Frei Barbosa, Frei Severino, Frei Zito entre outros.
NARRADOR- Em 1930 surgiu a primeira igreja evangélica presbiteriana.Foi algo que provocou grandes perseguições,pois a população era ate aquela época totalmente católica,e os católicos começaram a se culpar e a culpar a presença dessa igreja a todos os acontecimentos ruins da cidade .tudo que acontecia de ruim era culpa da nova igreja.Deus os castigava por eles terem permitido que se fundasse uma outra igreja na cidade.Muitas historias miraculosas foram inventadas pelo povo para culpar a nova igreja.Tudo fruto de uma fértil imaginação popular cheia de crendices.
Hoje porem existe muito respeito às diversidades religiosas. Existem Os Testemunhas de Jeová ,Os Presbiterianos os batistas os espíritas e é claro os Santos Dos Últimos Dias (ou mórmons como são conhecidos).
NARRADOR-Bom conselho também ficou conhecido por um tempo graças a suas escolas de excelente qualidades ,que formaram vários professores e professoras ,e também profissionais de outras áreas.(A MEDIDA QUE É APRESENTADA A ESCOLA PELO NARRADOR VÃO SENDO MOSTRADASAS FOTOS GRAVURAS ETC.DAS MESMAS)
NARRADOR- Se destacam na nossa cidade o Colégio Mestre Laurindo Seabra.O primeiro a se preocupar com a formação de jovens rapazes.pois esses por falta de opção faziam cursos no seminário,mas após terminá-lo renunciavam a vida religiosa ,pois não era sua vocação.. Mestre Laurindo foi  um professor rígido mas de grande importância para os rapazes.
O colégio Nossa Senhora do Bom Conselho, antes apenas para moças, tornou-se misto na década de 80 para resolver as crises financeiras. Teve grandes professoras formadas nessa instituição. A escola Frei Caetano de Messina,que foi a primeira a conseguir educadores que formassem o segundo grau, fora preparada apenas para os  homens,depois acabou se tornando misto..São inúmeras as conquistas dessa escola.Entre ela podemos destacar Os desfiles de Sete de setembro,os concursos de Bandas Marciais e o triunfo de seus ex-alunos.
NARRADOR- O colégio Coronel José Abílio fundado em 1977 pelo prefeito Walmir Soares da Silva era um colégio bem equipado, com grandes instalações, equipamentos de primeira qualidade e uma filosofia de trabalho muito profunda. Iniciou suas atividades com alunos de 5° série, tinha uma atenção especial para o povo da zona rural, ensinando os alunos a cultivarem hortas jardins granjas etc. A escola dispunha de um grupo de dança que se destacava dentro e fora da cidade e é claro o melhor curso de Magistério da cidade formando diversos profissionais. Considerado oficialmente o melhor magistério de Pernambuco. Porem muita coisa se perdeu disso.
NARRADOR-Hoje Bom conselho perdeu muito do seu patrimônio histórico. As escolas já não são as mesmas, o comércio não é muito significativo, nem mesmo para os moradores da cidade. Não temos grandes políticos para defender nossos ideais. Conhecido como “a terra do já teve”, por que muita coisa já tivemos e perdemos,Bom conselho poderia ter se tornado uma grande cidade como Garanhuns ,por exemplo.Mas será que ainda podemos confiar em grandes mudanças.
Esperamos que sim. Então vamos nos esforçar um pouco mais e valorizar a nossa cidade .
(TODOS OS PERSONAGENS JUNTOS SOBEM NO PALCO E SE DÃO AS MÃOS PARA SE DISPIDIREM)
TODOS- Todos por um Bom Conselho melhor!!

OBS:Adicionamento para a versão mais curta  que vai apenas até a pagina 6(seis):
NARRADOR- A partir daquela época muitos políticos foram se destacando na nossa cidade, ela ia crescendo, mas com isso também crescia o numero de corrupção.Zezé Abílio se destacou por ter permanecido no poder,entre idas e voltas por quase 50 anos
Rosangela- Muitos padres também se destacaram na fundação de Bom Conselho, o povo muito católico,enchiam as ruas nas prossições organizadas pelos padres fundadores da cidade. Esses também se preocuparam bastante com a educação e ajudaram em grandes projetos voltados a educação.
Caline- Entre esses grandes projetos podemos destacar as seguintes escolas Frei Caetano de Messina ,Colégio Nossa Senhora De Bom Conselho São Geraldo  Mestre Laurindo e a Escola Coronel Jose Abílio.Essas escolas por formarem grandes professores e profissionais para o mercado deram um grande titulo para a nossa cidade.”A Cidade das Escolas.”
Wanderson- Hoje nossa cidade poderia estar bem mais desenvolvida se não fosse pela má administração que houve em certo tempo, e por que também não falar do povo que não a valoriza?
Ronaldo- Temos alguns  pontos  turísticos de uma beleza exótica,e um ótimo lugar para se descansar.Certo que perdemos com a questão emprego .Mas isso pode ser melhorado com projetos recentes como a vinda da perdigão para a cidade,entre outros.Cabe a nós preservarmos o nosso patrimônio e valorizarmos ele mais.
NARRADOR-Hoje Bom conselho perdeu muito do seu patrimônio histórico. As escolas já não são as mesmas, o comércio não é muito significativo, nem mesmo para os moradores da cidade. Não temos grandes políticos para defender nossos ideais. Conhecido como “a terra do já teve”, por que muita coisa já tivemos e perdemos,Bom conselho poderia ter se tornado uma grande cidade como Garanhuns ,por exemplo.Mas será que ainda podemos confiar em grandes mudanças.
Esperamos que sim. Então vamos nos esforçar um pouco mais e valorizar a nossa cidade .
(TODOS OS PERSONAGENS JUNTOS SOBEM NO PALCO E SE DÃO AS MÃOS PARA SE DISPIDIREM)
TODOS- Todos por um Bom Conselho melhor!!


Personagem:
Ator/Atriz:
N° de falas:
N° de paginas:
Apresentador
AlexSandra
1
1
Narrador
Quiterinha


Jerônimo
Ronaldo
2
1
Manuel
Taciana
9
1,2,3
Veado
Ronaldo
0
2,3
Sra Villela
Rosângela
1
2
Caçador
Caline
6
2,3
Escravo
Wanderson
1
2,3
Zezé Abílio
Ronaldo


Frei Caetano
Rosângela
6
4,5
Antônio
Caline
5
4
Capitão Abílio
Hugo
2
5
Manuel Borba
Wanderson
2
6

Ronaldo Adriano
Bom Conselho PE
08/05/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário